domingo, 15 de julho de 2012

Dica Técnica - Utilizando Multímetros Parte 1

Hoje em dia a maioria dos Refrigeradores e Lavadoras são controlados eletronicamente e para aprendermos a testar diversos componentes precisamos utilizar os MULTÍMETROS.

Começaremos aprendendo a medir a tensão (voltagem). Isto será muito útil pois poderemos verificar por exemplo se a placa eletrônica está mandando tensão para o compressor.


Os multímetros dependendo da marca são baratos e custam a partir de R$ 37,90. No MercadoLivre você encontra boas opções. Dê preferência pelos da marca Minipa.

Então Vamos ao que Interessa ...

No Brasil a maioria dos eletrodomésticos vendidos funcionam com 127v ou 220v. Dificilmente você encontrará um eletrodoméstico bivolt que funcione tanto com 127v quanto com 220v. Normalmente os eletrodomésticos que funcionam com 127v quando ligados no 220v queimam e vice-versa.

Medir a voltagem é de extrema importância para detectarmos defeitos. Através da medição podemos saber se determinado componente está recebendo "energia" para funcionar ou não.




Para realizar a medição, primeiramente devemos identificar no multímetro a escala de Corrente Alternada e ela se apresentará através das siglas VCA, ACV ou VAC e pode aparecer também através do símbolo V~ como encontramos no nosso exemplo. Normalmente dentro da Escala de Corrente Alternada teremos os números 200 que mede até 200v e 500 que mede até 500v. Se estiver na dúvida de qual voltagem se encontra na sua tomada posicione o multímetro em 500 pois caso seja 220v não danificará o seu multímetro. NUNCA selecione a escala de 200 sem ter certeza que a tomada ou produto utilizam 127v.






Observe a utilização do multímetro em uma tomada 127v.

Perceba que a escala selecionada é de 200 pois a tomada é 127v logo a escala de 200 atende perfeitamente a medição.

Perceba também a preocupação em manter as ponteiras longes uma das outras. Caso elas se encostem durante a medição o risco de curto é gigantesco.



Utilizar o multímetro para medir a voltagem de tomadas não é muito interessante para gente.
Vamos a uma análise de caso: Digamos que uma Lavadora de Roupas não joga água fora antes de centrifugar. Neste caso temos duas opções. Ou a bomba de drenagem está queimada (pode estar travada também) ou a placa eletrônica não está mandando energia (corrente, voltagem, comando, como queiram...) para a bomba de drenagem funcionar.

Para matar essa charada é muito simples. Sabendo a voltagem de sua lavadora posicione o multímetro na escala de corrente alternada como ensinado anteriormente e escolha 500 caso seja 220v ou 200 caso seja 127v. Ponha as ponteiras do multímetro no chicote que se liga a eletrobomba e ligue sua lavadora no modo centrifugação e verifique se está marcando no multímetro 127v ou 220v. Caso esteja marcando significa que a placa está mandando corrente para a bomba de drenagem mas a mesma não está respondendo por algum motivo. Logo troque a bomba de drenagem.

Abaixo veja como deve se posicionar as ponteiras no chicote. Eu utilizei o exemplo da bomba de drenagem mas isto pode ser feito com compressores, trava da tampa etc. Basta verificar se está chegando corrente ao componente que não está funcionando.


Espero ter ajudado, quaisquer dúvidas nos escreva através dos comentários.

Boa Sorte a todos!!!

P.S.: Gostaria de esclarecer que este post não tem a intenção de torna-lo um expert em eletrônica e nem mesmo um grande entendedor do funcionamento de multímetros. As dicas e orientações que passamos aqui foram elaboradas e pensadas para quem deseja sozinho consertar os seus eletrodoméstico e certamente necessitará de ajuda, portanto explicaremos somente o necessário e não irei me apegar em explicar tecnicamente e nem a utilizar nomenclatura técnica para explicar o funcionamento e comportamento dos multímetros.

3 comentários:

  1. Gostei dessa dica com fotos pois vai ajudar a muita gente, vou salvar a pagina, para informar aqueles que tiverem alguma duvida relacionada com essa dica...

    Roberto Brastemp....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação Roberto. Admiro muito o trabalho realizado por você no site www.portaldoeletrodomestico.com.br. Vocês foram os pioneiros e serviram de inspiração para nós.

      Caso queira fazer uma parceria estamos a disposição para colaborar ...

      Excluir